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Fontes de Dados de Livre Acesso e com Impacto na Procura

Fontes de Dados de Livre Acesso e com Impacto na Procura

Fontes de Dados de Livre Acesso e com Impacto na Procura

Continuando com os posts sobre as múltiplas fontes de dados que hoje em dia estão à disposição dos hoteleiros e analistas, para serem utilizadas enquanto inputs que geram conhecimento e facilitam a tomada de decisões, venho hoje falar-vos de algumas fontes menos conhecidas, mas que podem, em alguns casos, revelar-se importantes para análise da procura.

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Começo por falar nos feriados porque, como é senso comum, muitas pessoas aproveitam as chamadas “pontes” para realizar miniférias ou “city-breaks”. Assim, é normal que se analisem quais os feriados nacionais para se identificar esses pontos de maior procura. Porque não fazer o mesmo para os mercados internacionais? Pelo menos para os principais mercados emissores. Isto permite, por exemplo, identificar quando podem ser feitas campanhas digitais orientadas a cada um desses mercados. A melhor parte: esta é informação é gratuita e está disponível em inúmeros websites como o timeanddate.com.

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Outro tipo de informação útil para prever a procura são as datas de realização de eventos na região das unidades hoteleiras, principalmente de eventos que induzam um aumento da procura, como conferências internacionais, concertos de grandes bandas musicais, festivais, eventos desportivos, entre outros. Hoje em dia esta informação também está acessível online, de forma gratuita, em websites como o eventful.com ou o lanyrd.com.

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Existem ainda outros tipos de dados, que apesar de mais complexa análise, podem contribuir para um melhor conhecimento do comportamento da procura. Por exemplo, a análise de dados de fontes como as cotações cambiais, os índices bolsistas ou de índices de evolução económica, como os índices de produção industrial, podem fornecer-nos pistas sobre as tendências da procura dos diversos mercados. É claro que analisar estes dados para todos os países emissores de clientes de uma unidade hoteleira pode ser complicado, mas fazê-lo para os principais mercados não é tão complicado assim. Também estes tipos de dados são disponibilizados publicamente, e de forma gratuita, em websites como o do The Wall Street Journal.

Porque razão deixar as oportunidades passar-lhe ao lado? As unidades hoteleiras - sobretudo os departamentos de Revenue Management e de Marketing - devem tirar partido destes dados para melhor conhecer a sua procura. Poderão assim gerar melhores previsões e otimizar os seus recursos.

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