ITBase / WareGuest

Hotelaria 4.0

O melhor do mundo da Tecnologia aplicado à realidade da Hotelaria.

Procura: opera����es hoteleiras

16.fev.2018 | Marketing, Inovação, Gestão

Fontes de dados de livre acesso e com impacto na procura

Continuando com os posts sobre as múltiplas fontes de dados que hoje em dia estão à disposição dos hoteleiros e analistas, para serem utilizadas enquanto inputs que geram conhecimento e facilitam a tomada de decisões, venho hoje falar-vos de algumas fontes menos conhecidas, mas que podem, em alguns casos, revelar-se importantes para análise da procura.

19.out.2017 | Operações Hoteleiras, Inovação, Gestão

Como tirar partido da Meteorologia para uma melhor Gestão Hoteleira?

Na continuação dos posts sobre as diversas fontes de dados que estão à disposição dos hoteleiros para reunir informação importante para a tomada de decisão, neste post venho falar da meteorologia, algo que todos os hoteleiros sabem intrinsecamente que tem impacto na atividade hoteleira, mas que muito raramente tiram partido da facilidade com que se tem acesso a estes dados.

14.set.2017 | Operações Hoteleiras, Inovação, Gestão

Os preços enquanto fontes de dados

Continuando a abordar as diversas fontes de dados que estão à disposição dos hoteleiros para reunir informação importante na tomada de decisão, debruço-me agora sobre os preços - sobretudo aqueles a que os consumidores têm acesso online.

24.mai.2017 | Segurança

#VontadedeChorar? O que me espanta é tanto espanto!

Ignorar os eventos do passado dia 12 de Maio seria, na realidade, um exercício muito difícil. E como já lá vão 2 semanas – o que no mundo tecnológico é uma eternidade – e muita gente já limpou as lágrimas, irei então voltar ao tema da segurança informática, nomeadamente do ransomware para o qual já tinha alertado em fevereiro deste ano – recordam-se?

12.abr.2017 | Inovação, Gestão

Machine Learning – o que é e qual o seu impacto na Hotelaria?

Machine Learning é uma das buzzwords do momento – mas o que é exatamente? São várias as definições possíveis e variam de acordo com o propósito e tema associado, mas, de uma forma geral, todas convergem para a ideia de que é um dos métodos para chegar à Inteligência Artificial (a capacidade dada a máquinas para imitarem comportamento humano inteligente). Assim, o Machine Learning diz respeito ao desenvolvimento de programas computacionais que automaticamente sejam capazes de melhorar e aprender com a experiência, sem serem especificamente instruídos para o fazer.

05.abr.2017 | Operações Hoteleiras, Segurança, Gestão

Recolha de dados pessoais - se a legislação obriga, então porquê tanta confusão?

Tendo em consideração que a hotelaria procede, por força de Lei, à recolha, tratamento, retenção e transmissão de dados pessoais, importa atender à forma, legalidade e procedimentos relativos a este processo.

02.mar.2017 | Operações Hoteleiras, Segurança

Ciberequipa Hoteleira

Na sua unidade hoteleira são, sem qualquer dúvida, os elementos da sua equipa os principais atores na prevenção, deteção e mitigação de riscos e ameaças. Um ambiente seguro, seja ele físico ou digital, depende em primeira instância das pessoas e da capacidade que estas possuem para prevenir, detetar e reagir relativamente a potenciais riscos de segurança.

08.fev.2017 | Marketing, Inovação, Gestão

Big Data – aplica-se a todos os Hotéis?

A Gartner, no seu glossário de TI, define Big Data como: “conjuntos de dados de grande volume, velocidade e/ou variedade, que exigem formas inovadoras e rentáveis de processamento da informação, permitindo uma visão amplificada para a tomada de decisão e automação de processos” (tradução livre). A definição dos 3 V’s, como é amplamente conhecida, deve-se ao volume (a quantidade de dados), à velocidade (a rapidez de input e output) e à variedade (diversidade de tipos e fontes de dados). Como seria expectável, estes 3 V’s estão também presentes nos dados a que os hotéis têm acesso.

01.fev.2017 | Operações Hoteleiras, Gestão

O que é o Business Intelligence e para que serve na Hotelaria?

O Business Intelligence é sem dúvida uma das buzzwords do panorama internacional. Com as tecnologias da informação a provocar muito impacto nas empresas e na forma como olhamos para os negócios, actualmente, para acompanhar as tendências é preciso inovar constantemente e ter como suporte as próprias tecnologias, de forma a poderem ser tomadas decisões assertivas e inteligentes.

04.jan.2017 | Inovação, Gestão

Como a Hotelaria pode crescer com a Data Science

Num conhecido artigo publicado em 2012 na Harvard Business Review, os autores Tomas H. Davenport e D. J. Patil apontavam que data scientist seria “a profissão mais sexy do século XXI”.

04.jan.2017 | Operações Hoteleiras, Marketing, Gestão

Big Data: a porta para a Gestão Hoteleira do futuro!

Bytes, Petabytes, Zetabytes...??? Será um idioma novo? Na verdade, sim – a cada dia são gerados cerca de 2,5 quintiliões de bytes de dados. E o que fazemos com isso?!