ITBase / WareGuest - Como é que os preços influenciam a ocorrência de cancelamentos?

Hotelaria 4.0

O melhor do mundo da Tecnologia aplicado à realidade da Hotelaria.

Como é que os preços influenciam a ocorrência de cancelamentos?

Publicado a 02 OUTUBRO'18, por NUNO ANTÓNIO em Operações Hoteleiras, Inovação, Gestão

Se os preços podem ser utilizados como fonte de dados, também a sua comparação com a concorrência afeta definitivamente futuros cancelamentos. Vejamos como com dados reais.

Durante o período de Agosto de 2016 a Novembro de 2017 estudámos o desempenho dos preços de 8 hotéis (4 hotéis de cidade e 4 hotéis de resort) face ao seu competitive set (cada um constituído por 5 hotéis). Durante esse período capturamos não só os melhores preços que cada hotel praticava para duas pessoas, em room-only, no website Booking.com, mas também os preços para cada um dos 365 dias futuros. Com base nos dados das reservas dos 8 hotéis, foi possível comparar se à data da chegada - ou à data de cancelamento - os preços dos hotéis eram melhores que os dos seus concorrentes. Para se fazer esta análise foi criado um rácio cuja formula de cálculo é ADR (Average Daily Rate) / 3rd Best Competitor Price. O resultado diz-nos que se obtermos um valor igual a 1, os preços são idênticos; se o valor for inferior a 1, o hotel tem um preço inferior ao da concorrência; se o valor for superior a 1, o preço é mais alto que o dos concorrentes. Qual o objetivo desta análise? Perceber até que ponto, os chamados deal-seeking customers podem cancelar reservas num hotel em função dos preços praticados pelos seus concorrentes.

Em 6 dos 8 hotéis estudados, como ilustrado na imagem abaixo, pode verificar-se que à data do cancelamento das reservas, o preço que o cliente tinha para a sua reserva era superior aos pratiacados pelo competitive set no mesmo período. As únicas unidades onde tal situação não era estatisticamente significativa correspondem aos hotéis R2 e R3, podendo esta diferença explicar-se de forma simples: enquanto para as vendas dos restantes 6 hotéis as Online Travel Agencies (OTAs) representam mais de 20% das vendas, nos hotéis R2 e R3 esse valor não chega aos 5%.

 

 

O que podemos concluir? Este estudo vem enfatizar, de forma simples, a importância que os hotéis devem dar à monitorização dos preços dos seus concorrentes, especialmente quando uma parte substancial da sua distribuição dependente das OTAs, de forma a manterem a sua competitividade face à concorrência.

Sobre o Autor

Nuno António

CTO na ITBase / WareGuest, com um extenso currículo que vai do Ensino Superior à Consultoria de TI e desenvolvimento de software, é perito na análise e estimativa de requisitos para desenvolvimento de aplicações informáticas. Possui um forte grau de especialização em Gestão Hoteleira e Retalho e frequenta atualmente o Doutoramento em Tecnologia e Ciências da Informação.

Artigos Relacionados

Há informação valiosa nos dados não estruturados das organizações

O que são dados não estruturados? Considera-se como tal tudo o que são dados não organizados numa estrutura rígida, como texto, vídeo ou fotos. Até há alguns anos a esta parte extrair informação destas fontes era algo muito complexo e sobretudo moroso. No entanto, com os avanços tecnológicos dos últimos anos, seja ao nível dos algoritmos e técnicas, ou do poder computacional, esta tarefa ficou bastante mais facilitada. Hoje em dia, classificar os segmentos de um vídeo, identificar/catalogar imagens ou extrair informação de textos é algo que é relativamente comum. No entanto, só as universidades, centros de investigação ou grandes empresas é que estão a tirar partido dessa revolução tecnológica, porque, muitas vezes, simplesmente não existe sequer conhecimento por parte das pequenas e médias empresas de tal possibilidade.

22.jan.2019

7 mandamentos para fontes de dados de qualidade a utilizar em Business Analytics

Cada vez mais as decisões nas empresas têm que ser fundamentadas em evidências e menos nos instintos ou intuições dos gestores. É claro que a experiência e conhecimento pessoal de cada gestor vão sempre influenciar as suas decisões, mas essencialmente, devem ser os factos a estar na base das decisões. E de onde vêm estes factos? Os factos e o conhecimento que os sustenta resulta sobretudo dos dados de que as organizações dispõem e de como os organizam, ou seja, como transformam os dados em informação e posteriormente, em conhecimento e sabedoria. Contudo, se os dados tiverem o que tecnicamente se chama de falta de “qualidade”, as decisões que possam advir de tomadas de decisão com base nos mesmos podem revelar-se incorretas.

06.nov.2018

Artigos Recentes

Há informação valiosa nos dados não estruturados das organizações

22.jan.2019

7 mandamentos para fontes de dados de qualidade a utilizar em Business Analytics

06.nov.2018

Como é que os preços influenciam a ocorrência de cancelamentos?

02.out.2018